segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Coscorões já atrasados

Sei que o carnaval já passou e com ele foram também as iguarias desta época. E como tinha de ser também fiz umas dessas iguarias. Como sou doida por filhoses do forno estas tinham que ser feitas cá em casa e fiz a receita que tenho feito todos os anos, a receita da minha mãe. Mas este ano as minhas filhoses (tal como a Ilídia ;) não ficaram muito boas, mas não as deitei fora porque ficaram saborosas. Já as de minha mãe com a mesma receita ficaram lindas, vai-se lá saber porquê!
E como não fiquei com vontade de repetir a proeza peguei no caderninho de receitas da minha mãe escrito com várias caligrafias e cores e fiz a receita dos coscorões que lá havia.
Só vos digo que até a minha mãe gabou os meus coscorões. Isso já diz tudo!





Ingredientes:

2 ovos
1 laranja - sumo e raspa
1 c. de sopa de açúcar
1 c. de chá de sal
50 ml de água ardente
40 gr de manteiga vegetal
400 gr a 500 gr de farinha de trigo

Óleo para fritar
Canela e açúcar (misturados) para polvilhar

Fiz assim:

No copo da bimby misturei todos os ingredientes, expeto a farinha e envolvi 1 min. vel. 4. com a bimby em funcionamento na Vel. 3 fui juntando a farinha até formar uma massa compacta, mas não dura. Programei 3 Min. Vel. Espiga. Transferi a massa para uma tigela e tapei com um pano de cozinha e deixei descansar durante 1 hora.
Cortei pedaços de massa e estiquei na bancada polvilhada com farinha com o rolo de cozinha até ficar bem fina. Cortei retângulos com um corta pizza e fritei em óleo bem quente. assim que começarem a borbulhar e a ficar rosados virar para acabar a fritura. Transferir para um prato com papel absorvente para escorrer o óleo. Depois de escorridos passar para outro prato e polvilhar com canela e açúcar.
Para ter sucesso nesse processo tem que se preparar tudo antes de começar. Porque depois do óleo estar quente não podemos deixar de olhar para ele para não queimar.
Eu estiquei a massa possível para não me preocupar com esse trabalho enquanto fritava os coscorões. Enquanto escorre os coscorões deitam-se mais na frigideira, assim dá tempo para escorrer enquanto fritam os outros.

Espero que gostem da sugestão (atrasada ;)

Beijinhos

Susana

P.S-  No meu blogue está um convite. Apareçam por lá ;)

7 comentários:

Ysandra Pena disse...

Estao com aspecto delicioso.

Beijinhos

http://virandocomida.blogspot.com

Su Delícia disse...

yhamm :)
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt

lucia derrao disse...

Obrigada pela receita vejo todas as suas receitad adoro cozinhar bj.

As receitas lá de casa disse...

Eu adorei a sugestão. Essas coisas comem-se bem em qualquer altura! Obrigada pela partilha. Vou levar comigo ;)

Isabel disse...

Que aspecto tentador. Ficaram lindas. Vou experimentar com toda a certeza.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Ficaram bem bonitos os teus coscorões. Como adoro massas fritas comia-os todos os dias. Lá se ia a dieta...
Também fiz uma receita tirada do caderninho de receitas da minha mãe.São as melhores.

Se quiseres podes espreitá-la aqui:

http://foodwithameaning.wordpress.com/2013/02/10/bailinhos-e-coscoroes-em-team-work/
beijinhos

Unknown disse...

Deliciosos. Já fiz e gostámos. Marido, sogros e irmãs adoraram. Obrigada pela partilha.