sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Frango Estufado

Este é um daqueles pratos que nada tem de especial. Mas é tão reconfortante... transporta-nos até à nossa infância... e à comida da nossa mãe e à da avó Isabel, que tão bem cozinhava! Então em dias frios e secos de inverno... a nostalgia é ainda maior e faz-nos encontrar ainda mais semelhanças com esses tempos!
Foi a minha irmã Gena que me deu a receita.
E foi o nosso jantar de sábado passado. Soube-nos tão bem! Vou repetir.



Ingredientes:
12 pernas de frango
12 ancas de frango
2 cebolas médias
5 dentes de alho
azeite q.b.
1 folha de louro
1 piri-piri
2 c. sopa de molho Q.B.
vinho branco q.b.
salsa picada q.b.



Preparação:
Faz-se um refogado com o azeite, os alhos e as cebolas picados. Acrescenta-se o louro, o piri-piri e o molho Q.B. Mexe-se e adiciona-se o frango. Envolve-se tudo muito bem e junta-se um bom bocado de vinho branco (até à altura da carne). Deixa-se ferver, em lume alto, durante uns minutos, até o álcool evaporar. Diminui-se a intensidade do lume, tapa-se e deixa-se cozinhar.
Durante a cozedura, se for necessário, acrescenta-se um pouco de água, para ficar com mais molho (eu não usei) e adiciona-se a salsa picada.
Servi este franguinho delicioso acompanhado por puré de batata (receita do livro base da Bimby) e com uma salada de tomate e alface.


Um bom fim de semana a todos.

Beijinhos.

Maria

1 comentário:

Ilídia disse...

Às vezes, os pratos que "nada têm de especial" são precisamente os mais especiais. Principalmente estes, que têm o poder de nos transportar até à infância. Está com um aspeto mesmo apetitoso, suculento e reconfortante. Mesmo "de mãe". Será assim que o Afonso recordará o teu frango :)
Beijos e uma boa semana de trabalho.
Ilídia