sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bolo de Maçã da Diana - uma Azoresgal

Uma das coisas que me dá prazer é cozinhar. Estar na cozinha entre tachos e panelas, batedeiras e varinhas, no liga desliga botão, tapa e destapa, abre e fecha frigorífico, lava e seca, põe mesa e tira mesa. É estranho. Estas tarefas para a maioria das donas de casa são rotineiras e enfadonhas. Eu gosto delas. São ações necessárias que me agradam. Com estas fujo de outras, burocráticas e associadas com a profissão. Mas que fique claro que adoro o que faço. Tenho dificuldade em imaginar-me sem os meus alunos, sem o ambiente de sala de aula,  sem os colegas e sem a escola em geral. Só não gosto de toda a papelada associada que me distrai da minha missão que é ensinar, mas disto queixam-se todos os professores.


Também aprecio visitar, nos tempos livres que tenho, por vezes breves minutos à noite, as cozinhas das amigas da blogosfera.

Esta receita, retirada do blog da Diana, surpreendeu-me pelos aromas e sabores e pelo carinho com que ela cozinha, a pensar na família e nos amigos.

Tomei a liberdade de traduzir a receita, porque no blog da Diana encontra-se em Inglês. Adaptei-a porque não tinha açúcar mascavado em casa. Assim, coloquei três ou quatro colheres de sopa de melaço.

E parece que temos a Maçã e o Outono ao Desafio aqui no Receitas.

Disfrutem!


Ingredientes

4 maçãs descascadas e cortadas aos pedacinhos


1 chávena de açúcar mascavado

1 chávena de açúcar

1 chávena e meia de óleo

3 ovos bem batidos

2 colheres de chá de baunilha

3 chávenas de farinhas

2 colheres de chá de fermento

1/2 colher de chá de sal

2 colheres de chá de canela

1 colher de chá de noz-moscada


Modo de preparação

Misturar bem as maçãs com o açúcar. Adicionar o óleo. Juntar lentamente os ovos, a baunilha de depois todos os ingredientes secos.
Colocar o preparado num tabuleiro untado.
Cozer no forno a 350 graus durante 50 a 60 minutos.



Molho de Manteiga  (opcional, mas delicioso ;)



½ chávena de manteiga

2 colheres de chá de baunilha

1 colher de açúcar

½ chávena de creme de leite

Deixar ferver todos os ingredientes em lume médio, mexendo constantemente

Verter por cima do bolo ainda quente previamente furado cá e lá com um pauzinho de espetadas.

Bom apetite!

Patrícia

Obs. Diana, thanks again for the recipe.

14 comentários:

São Ribeiro disse...

GOSTO MUITO DE BOLOS DE MAÇA.
O TEU FICOU COM UM ASPECTO DE QUERO MAIS...QUE DELICIA.
BOM FIM DE SEMANA~
BJS

azoresgal disse...

Patrícia !!!!!!! ficou lindo, obrigada pelo o carinho, voçes são muito queridas comigo !!! Abraço~Diana

Anónimo disse...

A receita parece-me óptima, mas o que gostei mais foi a grande opção: molho de manteiga.
Tenho que experimentar.
Beijinhos

Mónica Silva disse...

Patrícia este bolo esta simplesmente divinal, adoro bolos de maça e este não me pode falhar :)

Beijinho

Cidália disse...

Que maravilha, uma delícia.
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Que bonito ficou o teu bolo, com um aspecto bem outonal!

Unknown disse...

Aqui está um bolinho digno de celebrar esta nova estação. Com ele, será o inicio do Outono em grande! Adorei a receita e fiquei "babada" com o aspecto. :)


Beijinhos

Ilídia disse...

Este bolo é, realmente, uma delícia. Tive o privilégio de o comer, feito pela própria Diana. Em relação à burocracia da nossa profissão, já sabes o que penso a respeito disso. Só discordo de ti numa coisa: nem todos os professores de queixam. Há alguns que adoram exibir papelinhos e que acham que o bom professor é aquele que tem muitos papéis, grelhas, tretas... Aliás, é por causa desses que estamos enterrados em papéis. Desculpa o desabafo. Voltando ao bolo, adorei a foto. Para alguém que não gosta do outono, entraste muito bem no espírito. Um beijinho e até amanhã.

Inês Ginja disse...

Este bolo está lindo, de babar mesmo. Nada me faz lembrar mais o Outono que um bolo de maçã e canela.
Um beijinho.

Ana disse...

Bom é um espanto! Muito bonito, imagino o sabor.
Beijinhos

Receitas ao Desafio disse...

Amigas cozinheiras, vim cá para vos agradecer os comentários ao bolo da Diana. Vale mesmo a pena fazê-lo. É agradável em todas as estações do ano.
um abraço do tamanho do mar para todas
Patrícia

Susana Antunes disse...

Uma sugestão perfeita...
E o molho... divinal...
Anotadíssimo...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...

Lina disse...

Olá, Patrícia!Adorei este bolo, com o molho de manteiga...vou ter de experimentar, com urgência!
Gostei muito do blog da Diana.
Beijinhos

AndreaDomingas disse...

Oi Patrícia!

Obrigada pela visita lá no Domingas! Gostei também muito deste seu bolo de maçãs! Já está anotado! Vou voltar outra vez aqui e em breve!

Bjs