quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Arroz de Marisco do meio do Atlântico


Hoje apeteceu-me arroz de marisco para o almoço. Mas, para além do arroz, não tinha os restantes ingredientes em casa. Meti-me no carro e cinco minutos depois (a vantagem de viver em ilhas é que tudo fica perto) lá estava eu no hipermercado a percorrer corredores distraída com rotúlo disto e rótulo daquilo.
Gosto de ir às compras sozinha, de preferência, porque há que meditar antes de trazer este ou aquele produto, há que fazer combinações mentais de ingredientes para tentarmos rentabilizar tudo o que compramos. Este processo reflexivo só é possível quando não temos quem nos esteja a pedir, de quando em vez, se pode levar isto ou aquilo. Crianças a desempenhar o papel de crianças.

E tento disciplinar-me,fazendo-me acompanhar de uma lista, mas a verdade é que a minha atenção foge, algumas vezes, ao que levo num papel rascunhado. E chego a casa cheia de ideias novas e mais dois ou três sacos de compras do que o previsto.

Vamos então lá ao arroz.

 
Ingredientes para 6 pessoas

1 embalagem de preparado de arroz de marisco
1 embalagem de miolo de mexilhão
1 embalagem de delícias do mar
30 camarões médios
6 mãos de arroz agulha
1 lata de tomate pelado triturado, apesar do preparado também já trazer um molho.
1 copo de vinho branco
mistura de 5 pimentas
1 folha de louro
2 malaguetinhas (piri-piri)
sal
azeite
1 cebola
4 dentes de alho
salsa

Modo de confecionar
Faz-se um refogado com o azeite, o louro, a cebola e o alho. Junta-se o mexilhão, o miolo de ameijoa e o berbigão do preparado. Reserva-se o miolo de camarão, o camarão e as delícias. Envolve-se
Adiciona-se o molho que já vem com o preparado e acrescenta-se tomate pelado triturado a gosto.
Rega-se com o vinho branco e deixa-se ferver.
Tempera-se com o sal, as especiarias e a salsa.
Acrescenta-se um copo de água e deixa-se ferver novamente.
Adicionam-se os camarões e o miolo de camarão. Envolve-se tudo.
Colocam-se 6 mãos de arroz. Mexe-se com uma colher de pau.
Tapa-se o tacho.
Deixa-se cozinhar em lume baixo até o arroz ficar malandro.
Adicionam-se as delícias do mar, cortadas em três partes.
Tapa-se novamente o tacho e aguarda-se um minuto ou dois.
Está pronto s servir!

Espero que tenham gostado desta sugestão!


Patrícia

14 comentários:

Luisa Alexandra disse...

A tua sugestão está mesmo apetitosa!

Isabel Salvador disse...

e que bem que ficou amiga...valeu bem a pena teres ido ao hipermercado...bjokinhass

Lylia disse...

OI,
Vim conhecer seu blog e já estou lhe seguindo.
Gostei muito.
Bj,
Lylia
www.sosimplesassim.blogspot.com

Gina acasadagigis disse...

Patrícia,
Uma sugestão bastante agradável e tal como tu também eu tento me disciplinar com a dita lista de compras , mas vem sempre mais alguma coisa no carrinho , por vezes a própria lista fica na porta do frigorífico, ihihihi, bjs

Lina disse...

Olá, Patrícia!Que delícia de arroz, adoro tudo o que venha do mar!Os ingredientes estão perfeitos!
Beijinhos

Maria da Graça disse...

adoro arroz de marisco , o teu tem bom aspecto , bjs.

São Ribeiro disse...

QUE DELICIA DE ARROZ.
BJS

Mónica Silva disse...

Patrícia adoro arroz de marisco a semana passada também me deu o desejo e lá fui eu as compras :)
O teu esta com um aspecto excelente.

Beijinho

Andréa Potsch disse...

Passei aqui para conhecer seu blog. Lindas fotos e receitas apetitosas!
bjs e sucesso!

Atitude Zen disse...

Que sugestão agradável! Uma autêntica delícia. Apresentação 5 *****!
Beijinhos

Receitas ao Desafio disse...

Obrigada a todas pelos vossos comentários sempre simpáticos.
Um agradecimento especial para a Maria da Graça e a Andréa Potsch. Fica prometida uma visita aos vossos cantinhos culinários.
Beijinhos
Patrícia

Leca Macedo disse...

hmmmmm que delicia!

Alessandra
http://cozinhadaleca.blogspot.com/

GraceSnows disse...

Ninguém fica indiferente perante este arroz que me parece uma verdadeira tentação ;)
Yummy!
Bjos e obrigada pela visita

Gisela disse...

Eu gostei muito da tua sugestão. Ficou com um aspecto bem apetitoso
Um beijinho