sábado, 30 de abril de 2011

Favas Guisadas com Ovos e Linguiça da Terra

“Quando sou velha sou rica,
mas em moça ando com pobres,
rogando de porta em porta,
para alcançar alguns cobres.
Na minha maior pobreza
todos me querem ver nua,
despem-me sem cerimónia,
botam-me o fato na rua.
Até me tiram os olhos,
por mais infeliz me ver,
mas se alguém briga da língua
sempre comigo vem ter.



Após esta adivinha tradicional, cuja solução se encontra no título desta receita, vou-vos explicar porque vos trago este prato.
Este é um prato que é frequentemente confeccionado cá em casa, ora com favas ora com ervilhas, por tradição familiar. Em geral, é do agrado de todos, porque é bastante saboroso. Para além disso, é de fácil execução.

Ingredientes para 4 pessoas

1 kg de fava (compro da congelada)
½ linguiça da terra ( aposto na da Agualva)
4 ovos
1 cebola grande
5 dentes de alho
Polpa de tomate (6colheres de sopa)
1 caldo de carne
1 copo de vinho branco bem cheio
Especiarias (pimenta da Jamaica em grão; pimenta preta; piri-piri)
Azeite
2 copos cheios de água
Sal

Modo de Confeccionar
Faz-se um refogado em azeite com a cebola e o alho picado. Tira-se a pele à linguiça e corta-se às rodelas. Junta-se ao refogado e vai-se mexendo durante dois minutos até a linguiça ficar ligeiramente tostada. Junta-se o vinho, a água e a polpa de tomate e deixa-se ferver. Adicionam-se as favas, o caldo de carne e os temperos. Deixa-se cozinhar até a fava estar quase cozida. Partem-se os ovos, um a um, e vão se colocando por cima das favas. Eles mergulham no cozinhado. Tapa-se o tacho e deixa-se cozer os ovos. Depois dispõe-se numa terrina pão caseiro fatiado - barrado com manteiga -e folhas de hortelã. Coloca-se por cima deste pão o guisado.
É de comer e chorar por mais!

Hoje despeço-me não com Bom Apetite mas com Vão Pr’á Fava!

Desculpem o atrevimento da despedida!
Patrícia

7 comentários:

São Ribeiro disse...

FICARAM COM UM EXCELENTE ASPECTO.BJS

Ilídia disse...

Deve ser de tanto ver favas na blogosfera que eu, que nunca fui grande apreciadora, ando com "desconsolo" de favas. As tuas estão com ótimo aspeto! Bjs

Isabel Salvador disse...

Que bela favada ficou com um aspecto mesmo muito convidativo...adorei o teu post...bjokinhass

paty disse...

Hummmm adoro favas Patrícia, sempre que posso tb faço, tb tenho uma receita de favas lá no meu blogue, as tuas estão de certeza deliciosas!!
Beijinho e bom domingo.

Gisela disse...

Gosto imenso de favas,mas nunca fiz com ovos, vou experimentar antes que as favas frescas acabem
Um beijinho

Luisa Alexandra disse...

Uma refeição mesmo tradicional!

Unknown disse...

Gonna make this