sábado, 12 de março de 2011

Rinderrouladen mit Apfelrotkohl

Aqui vai mais um prato germânico executado pelo meu marido. É trabalhoso, mas vale a pena. Chama-se Rinderrouladen mit Apfelrotkohl, ou seja, Bifes de Novilho enrolados e servidos com Couve-roxa e Maçã.



Rinderrouladen

Ingredientes (para 6 Rinderrouladen):

6 bifes de novilho (o mais fino possível)
1 frasco de pepinos em vinagre
150 gr de toucinho
Bacon e/ou presunto
Mostarda Dijon
Sal
Especiarias de tempero para bifes
1 cebola
1 tomate
1 cenoura
1 lata de cogumelos inteiros
Banha de Porco
Margarina
Vinho

Batem-se os bifes. O lado do bife que vai ser recheado é temperado com sal e especiarias para bifes. De seguida, barrar o bife com mostarda. Depois, colocar em cima da mostarda cerca de 4 a 5 tiras de toucinho (+/- 3 a 4 cm de comprimento, 0,5 cm de espessura); entre cada tira de toucinho, colocar metades de pepinos. Colocar ainda um pouco de bacon às tiras e picar um pouco de cebola por cima. Enrolar o bife.
Derreter a banha e a margarina num tacho e dourar os bifes, temperando-os com sal. É natural que os bifes destilem bastante água. Assim, é necessário coar essa água (não deitar fora! Aproveitá-la para regar o estufado mais tarde!) e voltar a colocar margarina para continuar a alourar os bifes enrolados. Quando estiverem dourados, acrescentar a água que foi coada, vinho, 1 tomate aos cubos, 1 cenoura às rodelas, 1 cebola às meias luas, 1 lata de cogumelos inteiros. Deixar estufar tudo durante cerca de 1 hora. É necessário ir verificando o líquido; se necessário, acrescentar água.




Apfelrotkohl

1 couve-roxa pequena/média
2 maçãs (verdes)
2 cebolas
100g de banha de porco
1/3 de um pau de canela
2 colheres de sopa de açúcar
Sal fino q.b.
5 colheres de sopa de vinagre
10 bolas de pimenta “Jamaica”
1 folha de louro

Raspar em tiras a couve e as maçãs; refogar as cebolas picadas em banha até ficarem translúcidas e juntar a couve; envolver tudo muito bem e deixar cozer durante 10 minutos com a tampa do tacho tapada; depois, acrescentar as duas maçãs raspadas, envolver tudo e acrescentar a pimenta, o louro, o sal, o vinagre, o açúcar, a canela e mexer tudo muito bem. Deixar cozer 1 hora com o lume no mínimo e a tampa no tacho. Mexer de vez em quando e verificar se existe líquido no fundo (é bom que haja) a fim de evitar que esturre (se necessário, adicionar um pouquinho de vinho p não esturrar).



PMT

2 comentários:

Receitas ao Desafio disse...

Esta também já tive o prazer de experimentar e confirmo que é realmente muito boa. Adoro o acompanhamento de couve. O livro "Viajar com a Bimby" tem umas receitas semelhantes, polacas, se não me engano. Bjs

Patrícia disse...

Este prato é uma verdadeira delícia! Sui generis! Obrigada por partilhares!Bj Pat