terça-feira, 29 de março de 2011

Arroz de Pato

Olá amiguitas,


hoje trago-vos um ingrediente que não é muito utilizado na nossa cozinha açoriana. Confesso que também foi a primeira vez que utilizei esta ave nas minhas experiências culinárias, mas, ao que parece, a coisa até nem correu mal. Quiçá porque a receita foi feita a 6 mãos? Talvez! Ou se calhar foi sorte de principiante! A verdade é que estava uma delícia e não é nada difícil de fazer. Tal como a minha irmã, o meu cunhado é um exímio cozinheiro (ao contrário do meu marido…) e foi ele que fez a maior parte da receita.

Aqui deixamos uma receita para uma “casa de família”, mas nós apenas utilizámos meio pato, 400 gr. de arroz e adaptámos os restantes ingredientes. Mesmo assim, deu à vontade para 6 pessoas.

Espero que gostem!



Arroz de pato



Ingredientes:

1 pato

1 chouriço (1/4 picado aos bocadinhos)

1 cebola grande (ou 2 médias)

3/4 dentes alho

600 gr. arroz

1 caldo galinha

Sal e pimenta q.b.



Modo de preparação:

Cozer o pato com o caldo de galinha e o sal desejado. Quando estiver cozido e tiver arrefecido, desfiar e reservar, assim como a água da cozedura do pato também.

Fazer um refogado com a cebola e o alho. Quando a cebola estiver loura, juntar o chouriço picado miudinho (o resto é cortado às rodelas para enfeitar o preparado).

Juntar a água da cozedura do pato, coando-a (mais vale pôr menos e depois ir acrescentando consoante a necessidade). Deixar levantar fervura.

Acrescentar o arroz e deixar cozer em lume brando (tapado), verificando se é preciso acrescentar mais água.

Quando a arroz estiver quase pronto (al dente), adicionar o pato, rectificar os temperos (sal e pimenta) e mexer um pouco para ficar tudo misturado uniformemente.

Por fim, coloca-se o preparado num pirex de ir ao forno, enfeita-se com as rodelas de chouriço e vai ao forno durante uns 15-20 minutos para alourar.

Bom apetite!

Rosa


4 comentários:

Ivone disse...

Estás cá uma cozinheira de mão cheia...mas nunca comi nada!!!!! lol!!! Estou a ensalivar!!!

Receitas ao Desafio disse...

Que prendada! Esses ares continentais andam a fazer-te bem! Mas tenho que defender o teu marido: já comi umas lapas feitas por ele de comer e chorar por mais. Que má, a falares mal do meu amigo... LOL
Bj, Ilídia

Receitas ao Desafio disse...

Olá, menina!!! Acho que nunca provei arroz de pato... não conheço o seu paladar, mas estou curiosa. Parabéns às 6 mãos!!! ihihihih PMT

Anónimo disse...

Tem mt bom aspecto... sou suspeita pq é um prato da Cozinha Portuguesa q adoroooo!!!